Resenha: "Extraordinário"


Título: Extraordinário
Autor: R.J Palacio
Ano: 2013
Páginas: 320
Editora: Intrinseca
Sinopse: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade... Até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar das aparências, ele é um menino igual a todos os outros.


Olá galera! Hoje irei falar sobre o livro "Extraordinário". Ganhei esse livro de presente de uma querida amiga e na mesma hora estava louca para lê-lo, já que havia escutado algumas opiniões sobre o livro e todas falando sempre muito bem dele.

Bom, esse livro trata da história de August Pullman, mais conhecido como Auggie, que nasceu com uma síndrome genética que apresenta como sequela uma deformidade facial. Auggie passou por diversos internamentos e cirurgias por conta disso, incluindo plásticas, o que amenizou um pouco a aparência diferente do seu rosto.

O August nunca frequentou a escola por conta das suas limitações, já que precisava de cuidados e atenção constantes, porém, agora, depois de discutirem sobre o assunto, os pais de Auggie decidem que está na hora dele entrar para a escola, no quinto ano, e começar a conhecer um novo universo e trilhar o seu caminho, mesmo que no início, contra a vontade do August.
"Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil."
Auggie, mesmo contrariado vai à escola, e lá conhece novas crianças e faz novos amigos. Durante esse primeiro ano na nova escola ele também enfrenta problemas, pois sua aparência, por ser diferente, acabou causando um certo espanto nas outras crianças, que talvez por serem crianças não sabiam lidar com a situação. Boatos sobre o August se espalhavam pela escola e muitas dos alunos acabavam o evitando, mas, mesmo com todas essas dificuldades e obstáculos para que ele tivesse uma vida e convivência normal ele permaneceu firme na escola, mesmo que houvesse pensado em desistir, isso tudo com o apoio de sua amável família e amigos. Dentro dessa história ocorrem algumas situações que acabam "testando" as pessoas, expondo seu verdadeiro caráter e sentimentos.
"A única razão de eu não ser comum é que ninguém além de mim me enxerga dessa forma."
Todos nós sabemos que numa mesma história ou fato podem haver vários lados e versões diferentes, e é isso que é apresentado no livro, já que ele trás a mesma história, mas não apenas de um ponto de vista, ou sendo apenas uma narrativa, ele mostra o ponto de visa das pessoas que fazem parte da história e que rodeiam a vida do August, contando a história e expondo os sentimentos e situações de cada um.
"Seus feitos são seus monumentos." 
"Extraordinário" é um livro muito interessante e agrada a todas as idades, pois trata de uma assunto que está sempre presente, o preconceito. Não importa o motivo, seja pelar cor da pele, o tipo físico, a religião, a classe social, ou qualquer outro, o preconceito é abominável de todas as formas, pois não temos o direito de julgar ninguém, até porque o que realmente vale é o caráter de cada um.
Então gente, agora fico por aqui, espero que tenham gostado e assim que vocês tiverem a oportunidade leiam este livro, pois será um tempo bem gasto em uma leitura bastante produtiva, e vocês irão perceber que a qualidade da leitura se iguala ao título da obra.
"Não julgue um livro pela capa."




2 comentários:

  1. Oiiii , eu definitivamente Amei seu blog e principalmente esse seu post

    beijos ci=om carinho da Delly do blog senhoritadeallstar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir