Resenha: ''Marley & Eu''


Título original: Marley and Me
Autor: Grogan, John
Ano: 2006Páginas: 302
Editora: Ediouro
Tradução: Thereza Cristina Rocque
Sinopse: John e Jenny eram jovens, apaixonados e estavam começando a sua vida juntos, sem grandes preocupações, até ao momento em que levaram para casa Marley, "um bola de pêlo amarelo em forma de cachorro", que, rapidamente, se transformou num labrador enorme e encorpado de 43 quilos. Era um cão como não havia outro nas redondezas: arrombava portas, esgadanhava paredes, babava nas visitas, comia roupa do varal alheio e abocanhava tudo a que pudesse. De nada lhe valeram os tranquilizantes receitados pelo veterinário, nem a "escola de boas maneiras", de onde, aliás, foi expulso. Mas, acima de tudo, Marley tinha um coração puro e a sua lealdade era incondicional. Imperdível.


Resenha: 

Olá pessoal! Hoje trago para vocês um dos meus livros favoritos que me conquistou e também me fez chorar rios de lágrimas, além de ser um sucesso em todo o mundo: "Marley & Eu"! Esse livro pode ser interessante para todas as pessoas que apreciem uma boa leitura, pois além de falar sobre o Marley, o que é um prato cheio para os amantes de cães, também conta toda a história da vida de um casal que procuram construir uma bela caminhada juntos.

John e Jenny são casados e estão seguindo suas vidas juntos, sendo que ambos trabalham escrevendo para um jornal local, porém, Jenny vive a preocupação de futuramente não conseguir ser uma boa mãe, levando em consideração o exemplo de que mal consegue manter uma planta viva, pois acabou matando a planta que John a deu de presente afogada. John passa a se sentir "pressionado" com os pensamentos que a sua esposa tem de ter um filho agora, então decide dar um cão de estimação a Jenny, para que assim ela possa cuidar dele, ocupando a sua mente, a história do bebê seria adiada e eles não seriam pais nesse momento. Então, John decide que a raça ideal seria um labrador, e planeja uma surpresa para a sua querida esposa levando-a numa fazenda onde estavam à venda os filhotes de labrador e deixou o cãozinho a escolha dela. Jenny logo se encanta com um filhote que por acaso ou destino custa mais barato que os demais e eles decidem levá-lo, apelidando-o de "cão de liquidação".
'' Algumas coisas na vida são tão bizarras, que só podem ser verdadeiras''
O novo membro da família recebe o nome de Marley, e logo os seus donos descobrem que ter um cãozinho pode não ser tão fácil assim. A questão é que Marley não é um cão comum, sendo muito agitado, destrói e devora tudo o que vê pela frente, além de não obedecer a ninguém. Marley simplesmente "toca o terror" durante todo a sua vida, fugindo do seu dono John na praia, devorando coisas não comestíveis, por fazer suas necessidades na praia acaba proibindo a permanência de cães no local,  dentre muitas outras coisas. John e Jenny tentam adestrá-lo, porém, digamos que não funciona muito bem, sendo que Marley acaba sendo expulso do centro de adestramento. Entretanto há um lado bom em tudo isso. Marley passa a ser a inspiração dos textos de John e logo ele se vê em uma situação em que não consegue escrever sobre qualquer outra coisa que não esteja relacionada ao Marley, e os seus textos passam a ser muito elogiados.

Com o passar do tempo John e Jenny resolvem aumentar a família, porém, infelizmente não obtém êxito da primeira vez e acabam perdendo o seu primeiro filho ainda na barriga de Jenny. Mas, com o passar dos anos eles são presenteados com três lindos filhos, que juntos a Marley formam uma bela família. Durante todos esses anos Marley esteve presente em todos os momentos da família, sendo eles tristes ou alegres, vendo-a crescer e fazendo sempre parte disso, dando sempre um toque especial e divertido.

''Te amo apesar de tudo, ou talvez por causa de tudo''

Enfim, mesmo com todas as situações embaraçosas e atrapalhadas a que Marley coloca os seus donos, eles sempre são recompensados todo o tempo com um amor puro, incondicional e verdadeiro que pode ser facilmente visto em todos os cães, e juntos, John e Jenny superam todas as dificuldades constantemente impostas pela vida numa divertida e contagiante história.

O interessante do livro é que ele não mostra simplesmente a história de uma família que tem um cachorro e que passam a trilhar o seu caminho, e sim, mostra toda a importância e participação que um animal de estimação tem na vida dos seus donos, passando a ser realmente um membro da família que está sempre com você em todos os momentos, sendo eles felizes ou tristes, e o mais interessante, sem pedir nada em troca por isso, pois eles são seres puros que dão o seu amor incondicional porque simplesmente amam e não estão nem um pouco interessados em saber para quem ou porque eles dão tanto amor assim, eles são apenas sinceros e leais.

"Cães não precisam de carros luxuosos, casas grandes ou de roupas chiques. Água e alimento já são o suficiente. Um cachorro não liga se você é rico ou pobre. Esperto ou não. Inteligente ou não. Entregue o seu coração e ele dará o dele. De quantas pessoas podemos dizer o mesmo? Quantas pessoas fazem você se sentir raro, puro e especial? Quantas pessoas nos fazem sentir extraordinários?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário