Titulo original: The Silver Linings Playbook
Autor: Matthew Quick
Ano: 2013
Páginas: 256
Editora: Intrínseca
Tradução: Alexandre Raposo
Sinopse: Pat Peoples, um ex-professor de história na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele “lugar ruim”, Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um "tempo separados". Tentando recompor o quebra-cabeças de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com seu pai se recusando a falar com ele, sua esposa negando-se a aceitar revê-lo e seus amigos evitando comentar o que aconteceu antes de sua internação, Pat, agora um viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida. À medida que seu passado aos poucos ressurge em sua memória, Pat começa a entender que "é melhor ser gentil que ter razão" e faz dessa convicção sua meta. Tendo a seu lado o excêntrico (mas competente) psiquiatra Dr. Patel e Tiffany, a irmã viúva de seu melhor amigo, Pat descobrirá que nem todos os finais são felizes, mas que sempre vale a pena tentar mais uma vez. Um livro comovente sobre um homem que acredita na felicidade, no amor e na esperança.
Resenha:
Após um longo tempo em uma instituição psiquiátrica, Pat Peoples, um ex-professor de história com cerca de trinta anos, finalmente sai do que ele chama de "lugar ruim" e volta a morar com seus pais. Ao voltar para casa se depara com seu pai que se recusa a falar com ele, sua mãe aparentemente sobrecarregada e triste e uma vida um tanto mudada em sua volta. Pat continua a ser acompanhado por um psiquiatra, o Dr. Patel, que passa a ser um amigo para ele.
Com o passar do tempo, Pat passa a reencontrar pessoas que faziam parte da sua vida antes que ele fosse para o "lugar ruim" (sendo que Pat não sabe qual o motivo que o levou para aquele lugar). Ao rever seu irmão Jake, Pat fica nervoso, mas contente, pois além de rever seu amado irmão ainda é presenteado por ele com uma camiseta do seu time favorito, os Eagles.
Ronnie é um velho amigo de Pat, e depois de muito tempo sem vê-lo Ronnie o convida para um jantar em sua casa. Nesse jantar Pat conhece a Tiffany, que é uma mulher um tanto desequilibrada que após esse jantar passa a persegui-lo em todas as suas caminhadas diárias, sendo que agora Pat é viciado em exercícios físicos e pratica caminhadas diárias e outras atividades.
Tiffany, uma viúva que também luta contra a depressão, começa uma amizade com ele de uma forma um tanto que estranha (para quem leu o livro ou está lendo e chegou nessa parte entende o que eu estou dizendo) e, para o meio e “começo” do final do livro, eles realmente engatam em uma parceria incrível. O livro retrata Pat, que parece ter a maior das esperanças e sempre tenta ver o lado bom das coisas apesar de estar em constante perseguição a sua ex mulher.
Enquanto Tiffany tenta mostrar pra família um lado mais bonito seu, Pat quer recuperar tudo que perdeu antes de ir para clinica. Juntos, eles aprendem a aproveitar cada momento e fazem de suas vidas pacatas as mais agitadas e divertidas. Muita confusão acontece durante todo o livro, mas nenhuma delas impediram que Pat e Tiffany descobrissem O Lado Bom Da Vida.
Eu tenho esse livro, é ótimo!
ResponderExcluir{ontemescrevi.blogspot.com.br}
Que bom Jéssica! Eu também tenho o livro e o achei maravilhoso! Beijos! ;)
ExcluirEu preciso ler esse livro urgentemente. A meses venho me segurando para não assistir o filme, mas ta ficando bem difícil. E espero gostar tanto quanto muitos gostaram. Tanto do livro quanto do filme. Beijos,
ResponderExcluirhttp://miiheomundoliterario.blogspot.com.br/
Olá Yasmin. Tenho certeza que você também vai adorar o livro, é realmente muito bom! E quanto ao filme tenho o mesmo a dizer, é ótimo! Beijos! :)
ExcluirJá procurei aqui na minha cidade e não achei ainda. To super ansiosa para ler.
ResponderExcluirhttp://bloggmaniateen.blogspot.com.br/
Vale a pena ler, é um ótimo livro. Beijos!
ExcluirJá vi muuuuuuuitas resenhas sobre esse livro a minha vontade de tê-lo aumenta ainda mais! Adorei a resenha amorrr, um super beijo! ��
ResponderExcluirBlog Isa e Dani / Fan Page do Blog / Twitter
Olá Isabelle! Obrigada pelo elogio, fico muito feliz que tenha gostado! Leia o livro assim que puder. Vale a pena tê-lo na sua estante! Beijos!
ExcluirOi Paloma! Leia assim que tiver a oportunidade, é ótimo! É, tem o filme, que também é muito bom. Eu adorei os dois! E sim, sou Potterhead. Harry Potter é a minha saga favorita de longe! Gosto demais! Beijos! ;)
ResponderExcluir