Regras de ortografia: Onde ou aonde? / Isto ou isso?


Olá pessoal! Hoje continuo passando para vocês algumas regrinhas da nossa bela ortografia.

  • Onde ou aonde?
Bom pessoal, essas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas, mas muitas vezes causam dúvidas nas pessoas, que acabam não sabendo em que momento se deve usar cada uma delas.

- Usa-se a palavra onde quando se quer indicar permanência, sem dar ideia de movimento. É sinônima de: em qual lugar, em que parte, em que lugar, etc.
Ex.: Onde a sua irmã mora?

- Usa-se a palavra aonde quando se quer indicar movimento, sugerindo a ideia de um destino. É sinônima de: para onde, a que lugar, para que lugar, etc.
Ex.: Aonde vocês vão com essas caixas?


  • Isto ou isso?
Assim como no caso anterior, essas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas, porém, causam uma certa dúvida em relação ao seu uso. Vale lembrar que ambas as palavras são pronomes demonstrativos.

- Usa-se a palavra isto quando o que está a ser demonstrado se localiza perto da pessoa que fala, bem como no tempo presente em relação à pessoa que fala. Usa-se também para se referir a algo que ainda não foi mencionado no texto.
Ex.: Isto aqui em cima da mesa é meu. 
       Isto será explicado mais adiante. 

- Usa-se a palavra isso quando o que está a ser demonstrado se localiza longe da pessoa que fala e perto da pessoa a quem se fala, ou no tempo passado em relação à pessoa que fala. Usa-se também para se referir a algo que já foi mencionado no texto.
Ex.: Isso aí no chão é seu?
       Isso foi mencionado na reunião anterior.

Bom galera, por hoje ficamos por aqui. Espero que tenham gostado e que sirva como auxílio para vocês. Um grande beijo e até a próxima! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário