Halloween


Olá, galerinha. Tudo bom com vocês? Estamos no mês do terror, mais conhecido como o mês das bruxas, ou somente Halloween. No dia 31 de Outubro pessoas saem por aí com fantasias diversas e inspiradoras para pedir ''doces ou travessuras'', acontece principalmente em países de língua inglesa e é muito popular nos Estados Unidos e Canadá. 

Aqui no Brasil essa data não é muito comemorada, mas em países estrangeiros fazem verdadeiras festas. Visuais inspirados em bruxas, fantasmas, vampiros, e muitas outras criaturas do outro mundo enchem as ruas e as casas. As abóboras sorridentes é uma marca registrada. As famílias tiram um dia para escolher a abóbora mais apropriada  e elas enfeitam muros e jardins na noite especial. Doces são comprados para dar as crianças e livrar-se de ovos, papéis higiênicos e de outras travessuras que possa passar pela cabeça dos irritadinhos. 


A palavra Halloween, por incrível que pareça, tem origem católica e vem de uma tradição comemorada no dia 1 de novembro, chamada '' O Dia de Todos os Santos'' que em inglês é ''All Hallows' Even''. A véspera dessa data chama-se ''All Hallows' Day'' e Hallows significa ''pessoa santa''. Com um tempo a noite desse dia passou a ser chamado de ''Hallowes' en'' e depois apenas ''Halloween''. Podemos dizer então que é a noite das pessoas santas? Talvez, rsrsrs. Ironia até. Isso é o que os estudiosos dizem, mas os Celtas tiveram outra conclusão. Diz a lenda que  os espíritos de todos que morreram ao longo daquele ano voltariam à procura de corpos vivos para possuir e usar pelo próximo ano. Os celtas acreditavam ser a única chance de vida após a morte. Os celtas acreditaram em todas as leis de espaço e tempo, o que permitia que o mundo dos espíritos se misturassem com o dos vivos. Como os vivos não queriam ser possuídos, na noite do dia 31 de outubro, apagavam as tochas e fogueiras de suas casa, para que elas se tornassem frias e desagradáveis, colocavam fantasias e ruidosamente desfilavam em torno do bairro, sendo tão destrutivos quanto possível, a fim de assustar os que procuravam corpos para possuir, (Panati). Os Romanos adotaram as práticas célticas, mas no primeiro século depois de Cristo, eles as abandonaram. O Halloween foi levado para os Estados Unidos em 1840, por imigrantes irlandeses que fugiam da fome pela qual seu país passava e passou ser conhecido como o "Dia das Bruxas".

Então né, vai saber. Mas que é muuuuito legal, isso não tem como ir de contra, simplesmente é! É, isso, espero que vocês tenham gostado, ok?! Beijinhos e FELIZ DIA DAS BRUXAS! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário