Horta Vertical com Garrafas PET



Olá pessoal! Tudo bem com vocês? Bom, hoje eu trouxe para vocês uma forma superinteressante de se reciclar as nossas velhas conhecidas, as garrafas PET. A ideia é utilizar essas garrafas como recipiente para as plantas que irão constituir a nossa belíssima e cada vez mais famosa e popular horta vertical. Essa nova e genial ideia de se fazer uma horta ou um jardinzinho cai muito bem como forma de reciclagem, evitando eliminar esses resíduos no meio ambiente, além de ser uma ótima saída para residências ou outros locais que não possuem um espaço muito espaçoso. 
Para fazer a sua horta vertical vocês irão precisar das garrafas PET de dois litros (sendo que as mesmas devem estar vazias e limpas); corda de varal, cordoalha, barbante ou arame; tesoura; arruelas (necessárias somente para as pessoas que optarem por cordoalhas e arames); terra e a muda da planta ou a semente.


As garrafas devem ser cortadas igualmente na sua lateral, formando uma espécie de janela por onde a planta irá crescer. Entre a parte debaixo da garrafa e a abertura podem ser contados uns três dedos, já da parte de cima até o corto pode ser contado um palmo de distância.
Devem ser feitos dois furos (um de cada lado) da abertura por onde a planta irá crescer, realizando outros dois abaixo, na mesma marcação. O fio (corda, cordoalha, arame, ou barbante), irá passar dentro desses furos. O mais adequado é que estejam a distâncias iguais, para que a simetria seja mantida. É muito importante que vocês não se esqueçam de realizar furos embaixo das garrafas, pois será através desses furos que haverá o escoamento da água excedente.


Os dois fios que passam pelos furos que foram feitos ao lado da abertura da garrafa servem de sustentação para a mesma, mantendo-as presas. E é agora que entram as arruelas. Como foi dito antes, elas devem ser usadas somente para quem escolheu os arames ou as cordoalhas. As arruelas devem ser colocadas abaixo das garrafas, evitando que elas escorreguem. Nos outros casos, basta dar um nó na altura em que a garrafa irá ficar.
Após a confecção da estrutura da horta, basta colocar a terra, as mudas de plantas ou sementes, e cuidar de maneira adequada para que elas cresçam belas e saudáveis.
Então pessoal, espero que vocês tenham curtido o post sobre a horta vertical e o aproveitem para fazer a sua! Eu já coloquei a ideia em prática e já tenho a minha horta em casa! Um grande beijo e até a próxima! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário